25 de agosto, dia do nascimento do Duque de Caxias, Dia do Soldado!
Hoje, orgulhamo-nos, pois, neste exato momento, participamos de três comandos conjuntos, ativados simultaneamente, além das mais de 59 operações, nas quais, em média, 14 mil militares trabalham, diuturnamente, a fim de ajudar o Brasil na solução de seus difíceis problemas, de Norte a Sul do território nacional.
Há soldados na selva, participando da Operação Catrimani II, prevenindo e reprimindo as atividades de garimpo ilegal e protegendo os nossos irmãos Yanomamis. Essa ação, que é sinérgica com inúmeras agências governamentais, já proporcionou a redução de 80% da atividade ilícita, um resultado tangível altamente expressivo.
No Pantanal, atualmente, homens e mulheres combatem, com perseverança e competência, os incêndios florestais. Não há distinção de uniforme para esses guerreiros.
No Sul, irmanado ao povo gaúcho e a diversas instituições na Operação Taquari II, todo o efetivo disponível contribui para a maior resposta de solidariedade que o Estado brasileiro poderia dar, empregando a totalidade dos meios necessários no resgate de mais de 71.000 pessoas e 10.500 animais.
Os verdadeiros soldados, os que amam o que fazem, os herdeiros de Caxias, dissuadem pelo exemplo, comprometem-se com a ética e são temidos pelos adversários, nunca por seu povo ou sua Pátria, de quem são garantes e representam o último reduto de defesa.
Esses são os soldados que o País quer: cidadãos brasileiros comprometidos com as leis e defensores da nossa Constituição. Capazes de combater dia e noite, sob sol e chuva, sob frio intenso ou calor, em todas as regiões de nosso País, e aptos a combinar rusticidade e resistência com tecnologia e inovação.
Que, neste Dia do Soldado, o espírito do Pacificador, suas virtudes cívicas, seu respeito à lei e sua coragem moral inspirem todos os brasileiros para que se unam, a fim de fazer do Brasil o País que merecemos.
Viva o Duque de Caxias! Parabéns, SOLDADOS DO BRASIL!
Redes Sociais